terça-feira, 6 de abril de 2010

Saiba quais os maus hábitos que devem ser evitados ao dirigir





Normalmente, os novos motoristas chegam às ruas com algum conhecimento sobre legislação, noções de primeiros socorros e algumas formas de se colocar um veículo em movimento. É triste afirmar, mas, no Brasil, boa parte dos recém-habilitados aprende na raça mesmo (quando aprende), enfrentando o dia-a-dia do trânsito urbano. O problema é que, até que isso aconteça, uma quantidade absurda de vícios acaba sendo adquirida pelos novatos ao volante.

Para começar, muitos condutores têm o hábito de acionar o motor e partir com toda pressa do mundo. Tudo bem que a modernidade eliminou dinossauros como o afogador e o carburador, entre outras coisas, mas mesmo os veículos modernos precisam continuar estacionados por cerca de um minuto (dê uma conferida no manual do proprietário do seu carro), em marcha lenta, para que o óleo tenha tempo de lubrificar todas as partes móveis. É uma boa maneira de preservar a durabilidade do motor.
Também não é necessário esperar até que o motor atinja sua temperatura normal de funcionamento com o carro parado, como alguns desinformados gostam de fazer. Além de queimar combustível à toa, essa prática nada mais é que pura perda de tempo.

A lista de vícios ao volante segue com o carro já em movimento. “É muito comum encontrar motoristas que dirigem o tempo todo com o pé esquerdo apoiado sobre o pedal da embreagem. É prejuízo na certa. Além de desgastar o sistema prematuramente, isso pode até aumentar o consumo de combustível porque, dependendo do ‘peso’ do pé, o carro demora a arrancar e o condutor acaba acelerando mais para compensar essa lentidão”, explica instrutor de pilotagem defensiva do Centro Pilotagem Roberto Manzini.
Segundo o instrutor de direção, o pé esquerdo pode ser colocado no chamado “quarto pedal”, aquele apoio que fica bem ao lado do pedal da embreagem com espaço mais que suficiente. Se o veículo não oferece esse conforto, o assoalho é o lugar para o pé ficar em repouso, pelo menos enquanto não for necessário trocar de marcha.
Outro vício muito comum é a maneira de segurar o volante. Parece que cada um cria o seu estilo, quando o correto é manter as mãos na posição 9h15 – lembre-se da posição dos ponteiros do relógio. “É a forma mais segura de conduzir o carro. Quando usa as duas mãos para segurar o volante, o motorista consegue fazer manobras precisas e reagir mais rápido diante imprevistos no trânsito, que o obriguem a desviar de trajetória repentinamente para evitar um acidente”, diz o instrutor.
Quem prefere guiar com a mão aberta sobre o aro ou ainda com apenas uma das mãos no volante corre o risco de não conseguir escapar de uma situação perigosa no trânsito, que exija reflexo rápido. “A posição 9h15 é ainda mais importante para quem está conduzindo um modelo equipado com air bags. Em uma colisão frontal, a bolsa de ar protegerá normalmente o corpo do motorista que conduz dessa forma, mas quem dirige com uma das mãos no topo do volante, por exemplo, corre o risco de ter o próprio braço empurrado violentamente contra o rosto pelo air bag.”




O volante rende ainda outros vícios. Nas curvas, não é difícil ver condutores colocando uma das mãos na parte interna do aro. A manobra pode parecer mais fácil para alguns, mas é um perigo e tanto. “Algumas pessoas chegam a fraturar um dedo ou até mesmo o punho fazendo isso, o que pode acontecer quando os pneus passam por um buraco e movem o volante bruscamente no sentido contrário ao da curva”.
O instrutor explica como é o jeito certo de guiar nas curvas: gire o volante com as mãos na posição 9h15 e, antes que os braços se toquem – o que não pode acontecer em hipótese alguma –, o condutor deve tirar a mão inversa ao sentido da curva e posicioná-la no topo do volante (se a curva for para a esquerda, a mão direita é que deve ser deslocada).

Há ainda os que preferem colocar o braço esquerdo para fora – deixando para o direito as tarefas de controlar o volante e trocar as marchas – e os que ficam o tempo todo com a mão esquerda no volante e a direita, apoiada na alavanca do câmbio. “É mais uma prática que prejudica o poder de reação do condutor e que, para piorar, pode danificar a transmissão.”
A postura correta diante de volante e pedais é outro aspecto importante, tanto pela segurança quanto pelo conforto. Deixar o encosto do banco inclinado demais ou ficar quase colado à capa da buzina são posturas condenadas. Braços e pernas não podem estar esticados ou dobrados demais. “Para chegar à posição correta, o condutor deve colocar os pulsos sobre o topo do volante. Assim, seus braços ficarão flexionados na medida correta quando ele segurar o aro na posição 9h15” lembra o instrutor.

Conseqüentemente, as pernas também ficam levemente dobradas, mesmo quando são usadas para acionar os pedais – perna direita esticada para acionar o freio na iminência de uma colisão frontal é risco de fraturas que podem atingir até a bacia. O condutor deve ter esse cuidado também com os veículos que trazem ajustes de altura e profundidade para volante e pedais.

O trânsito também revela uma série de condutores que acreditam que são grandes pilotos. Eles adoram picos de velocidade: aceleram o quanto podem e depois usam o freio no último instante, com toda a força que têm. “Além de ser um risco para quem faz isso e, principalmente, para quem está ao redor, essa prática aumenta drasticamente o consumo de combustível e desgasta prematuramente as pastilhas e lonas de freio”, afirma o profissional instrutor.

O instrutor ainda lembra que o correto é elevar o giro do motor entre as rotações máximas de torque e potência para mudar para a próxima marcha. “Não há necessidade de acelerar tanto. E também não ajuda nada mudar as marchas com o motor trabalhando numa faixa de giros baixa demais, o que também aumenta o gasto de combustível.”

Dicas rápidas e importantes:
Evite rodar com o combustível na reserva, pois a sujeira acumulada no fundo do tanque pode entupir a linha de combustível e deixar o motor falhando;
Não se esqueça de calibrar os pneus do seu veiculo. Dedique pelo menos um dia da semana para dar uma breve atenção aos pneus do seu veículo, assim é possível evitar aumento de consumo, desgastes prematuros e problemas de dirigibilidade;
Não ignore os retrovisores e antes de mudar de faixa de rolamento, lembre-se de conferir se há algum veículo perto demais trafegando nessa mesma faixa;
Não se esqueça de dar setas, elas devem ser usadas. Muitos acidentes acontecem justamente porque muitos motoristas simplesmente não querem ter o trabalho de acionar a alavanca que está logo ali, na coluna de direção, bem perto da mão esquerda;
Não rode lentamente pela faixa da esquerda, essa faixa é usada para ultrapassagens; quem prefere velocidades distantes do limite não devem passear por ali, atrapalhando o trânsito.
Não “Queime” a faixa de pedestres. O motorista que faz isso só fica indignado com essa falta de respeito quando está no papel de pedestre, atravessando a faixa; o mau hábito é penalizado com multa.

2 comentários:

Unknown disse...

mania e mania num tem como perder,
so tenta concertar depois que vem as multas,kkkk!!
ha e falando do blog tah muito bom parabens!!!

Unknown disse...

Israel, muito interessante e importante a sua postagem. Independente se o condutor é ou não iniciante no volante, a consciência ao conduzir um veículo sempre deve ser levada em consideração.
Parabéns!!!