terça-feira, 6 de abril de 2010

gasolina comum ou aditivada?




Quem abastece o carro já deve ter ficado pelo menos uma vez com a seguinte dúvida na hora de encher o tanque: gasolina comum ou aditivada?

Na maioria dos carros nacionais, a gasolina comum pode ser usada normalmente, embora seja preferível optar pela aditivada, que evita a carbonização de partes internas do motor por apresentar aditivos detergentes e dispersantes que exercem basicamente duas funções:
1 - Livrar de impurezas;
2 - Manter limpo todo o sistema por onde passa o combustível nos veículos (tanque, sistema de alimentação e válvulas do motor).

Limpo e lubrificado pelos aditivos, o motor é capaz de aspirar melhor a mistura ar-combustível e queimá-la com mais eficiência, o que se traduz em melhores números de desempenho e economia.

Aditivo não torna o motor mais potente
Ao contrário do que se pode pensar, a gasolina aditivada não torna o motor do carro mais potente. Suas propriedades apenas permitem que a combustão seja mais perfeita do que a da gasolina comum, fazendo com que o combustível tenha maior rendimento.

Nos carros equipados com injeção eletrônica, o uso da gasolina aditivada é mais recomendável, já que os componentes desse sistema precisam funcionar com o motor livre de impurezas. Os bicos injetores, por exemplo, devem estar sempre desobstruídos. Com a camada carbonizada no cabeçote, os sensores que detectam "batidas de pino" na câmara de combustão tendem a acusar o problema constantemente, prejudicando o desempenho. Já no caso dos modelos alimentados por carburador, de menor precisão, os efeitos causados pela gasolina comum são menos sensíveis.

Ao rodar com gasolina aditivada, os sistemas de alimentação dos veículos permanecerão mais limpos e em condições de bom funcionamento por mais tempo, diminuindo, assim, os gastos com consumo e manutenção do veículo.

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