quarta-feira, 14 de abril de 2010

Com chips, São Paulo se prepara para iniciar o rastreamento de veículos


com chips sao paulo se prepara para iniciar o rastreamento de veiculos Com chips, São Paulo se prepara para iniciar o rastreamento de veículos

A resolução 227 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de Março. Quando muita gente ainda se preocupava em conseguir comprar um carro novo com IPI reduzido.Passado a euforia, agora é hora de cair na real. O Denatran liberou os chips para serem rastreados por órgãos municipais e estaduais em todo o país.Na prática, significa que o item obrigatório poderá revelar todos os seus hábitos diários e até mesmo quando você sai da rotina.O Siniav – Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos – será instalado pelos órgãos citados entre 30 de Junho de 2011 e 30 de Junho de 2014 em toda a frota nacional.O chip é um tipo de selo eletrônico rastreado por antenas de radio freqüência espalhadas por ruas e estradas do país.O sistema vai permitir saber onde os veículos estão rodando, se o IPVA ou multas estão pagos licenciamento em dia, furo de rodízio, entre muitas outras informações.Além disso, existe a possibilidade de introdução do pedágio urbano, onde quem roda em determinado local terá de pagar por isso. A prefeitura de São Paulo nega esse intento. Será? Em Santiago do Chile isso já funciona.

São Paulo se prepara

Falando na capital paulista, segundo o site Zap, ela já está estudando o sistema e logo vai definir os parâmetros para iniciar o processo de seleção da empresa que irá operar o sistema. Serão duas mil antenas espalhadas pela cidade.No entanto, especialistas apontam que o pedágio urbano pode substituir o rodízio veicular, sendo mais prático. Quem rodar pela área pré-determinada pela prefeitura será multado automaticamente.Os dois únicos benefícios que podem ser apontados no uso do Siniav é a redução no furto de veículos e o controle de tráfego, que especialistas dizem que não irá dar frutos, já que a intenção do uso do sistema é evitar furtos e evasão de divisas.Já o maior de todos os defeitos do Siniav é a invasão de privacidade do cidadão comum. Os órgãos de trânsito saberão onde você está andando e como está andando. Além do chip do Siniav, todos os veículos novos em breve terão rastreadores de fábrica com ou sem o consentimento do comprador.


Nenhum comentário: