quarta-feira, 28 de julho de 2010

Câmbio automático trava quando a bateria está fraca?



De acordo com Guilherme Santilli, proprietário da oficina Câmbio Técnico, isso pode ocorrer, mas depende do modelo. “Em carros de marcas luxuosas, como Audi BMW, por exemplo, não é possível mover a alavanca da transmissão da posição P para qualquer outra sem que se pressione o pedal do freio. Nesses casos, se a bateria perdeu a carga, realmente não é possível manusear o câmbio”, comenta o especialista.

De acordo com Santilli, existe um relé que, quando o pedal do freio é pressionado, libera o uso da alavanca. É um conceito que aumenta a segurança, usado para evitar acionamentos acidentais ou que o carro se mova repentinamente em vias inclinadas. Com a bateria sem carga, o sistema, naturalmente, não funciona. 
Por outro lado, ele lembra que nos veículos que não contam com esse conceito a bateria não interfere na liberação da alavanca. “Nesses casos, o acionamento da transmissão é puramente mecânico. Nenhuma pane elétrica ou eletrônica atrapalha seu funcionamento, o defeito se deve a outro tipo de problema”, afirma Santilli.

Nenhum comentário: