quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A saída da GM :veja a tecnologia do modelo que usamos nos EUA


POR LUIZ ALMEIDA
Rio - Elétrico puro ou híbrido? Este foi o principal tema de discussão entre os jornalistas que tiveram a oportunidade de testar o Chevrolet Volt. Com a resposta, a Chevrolet. A fabricante alega que o Volt inaugura, na verdade, um novo segmento, o dos Extended Range Electric Vehicle ou, em Português, veículo elétrico de autonomia estendida.


Tal argumento se deve exclusivamente ao fato do Volt ser equipado com um motor a gasolina de 84 cv de potência máxima que é utilizado somente para fornecer a energia a um gerador presente no hatch, que, por seu lado, oferece a eletricidade ao propulsor elétrico. Assim, o modelo tem as rodas tracionadas unicamente através de energia.



De acordo com a Chevrolet, o Volt é equipado com o sistema batizado de Voltec. Ele conta com um conjunto de bateria de íons-lítio e uma unidade de tração elétrica que é capaz de fornecer autonomia elétrica pura entre 40 km e 80 km — a autonomia varia conforme o tipo de piso, da maneira de condução aplicada pelo motorista e da temperatura ambiente.




Ainda segundo a Chevrolet, o sistema Voltec também conta com um motor 1.4 l movido a gasolina que proporciona um aumento da autonomia de até 500 km. Este é responsávelpor acionar o sistema de tração elétrica do Volt até que ele seja conectado a uma tomada e tenha sua bateria recarregada — a recarga em tomada 120 v demora entre dez e doze horas, enquanto que em 240 v são apenas quatro horas.



O sistema Voltec é composto de uma unidade elétrica de tração que fica próxima ao motor a gasolina e agrega um par de propulsores elétricos e um câmbio CVT. A transmissão e o motor a combustão, diferentemente dos trens de força dos carros convencionais, não traciona as rodas. Ao contrário, dentro da unidade de tração, são somente os motores elétricos que tracionam as rodas do Volt. 



É um dos propulsores elétricos que atua com função dupla, tanto para tracionar as rodas, como para operar como um gerador para manter a utilização da bateria em seu nível mínimo. Para garantir a longevidade dos motores elétricos, o fluido da transmissão é bombeado ao redor e através destas unidades.



Como funciona



O Chevrolet Volt pode ser dirigido com três diferentes modos de tração. Através de um botão no console central é possível escolher entre os modos Normal, Esportivo ou Aclive. 



O primeiro é usado a maior parte do tempo e, quando a carga da bateria fica muito baixa, o hatch passa a operar em autonomia estendida — o motor a gasolina entra em ação automaticamente para manter a carga mínima.



Já no modo Esportivo, o desempenho do Volt é dado conforme a força com que o motorista aplica no acelerador. Este modo permite condução ágil e garante respostas mais rápidas nas retomadas. No modo Aclive, por sua vez, o sistema de tração funciona apenas para fornecer mais potência em subidas.



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