sábado, 2 de julho de 2011

GM do Brasil ganha Prêmio FIESP de Mérito Ambiental




  • Projeto vitorioso é o da "Chevrolet Flexpedition 2010: Um Passeio pela GM do Futuro"
  • Premiação contou com mais de 70 projetos inscritos, dos quais 46 chegaram à final
São Paulo, SP – O projeto "Chevrolet Flexpedition 2010: Um Passeio pela GM do Futuro" foi o grande vencedor do 17º Prêmio de Mérito Ambiental da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na categoria das médias e grandes empresas. A premiação é destinada a distinguir e homenagear, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de projeto ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente. A entrega do prêmio foi realizada na noite desta segunda-feira (06/06/2011), em evento promovido na sede da entidade, na capital paulista.
Criado em 1965, O Prêmio FIESP de Mérito Ambiental procura mostrar à sociedade a preocupação e o empenho da indústria paulista quanto à melhoria da qualidade ambiental. A inovadora versão da expedição, que faz literalmente uma viagem pela GM do Futuro, foi o carro-chefe das comemorações dos 85 anos de atividades da GM e da marca Chevrolet no Brasil, completados no dia 26 de janeiro de 2010.
Pela primeira vez, a General Motors do Brasil inscreveu um projeto no Prêmio e foi uma grata surpresa a obtenção do primeiro lugar, conforme Nelson Branco, gerente de Serviços Ambientais da General Motors América do Sul.
"A GM sempre teve critérios ambientais que fazem parte dos conceitos corporativos e dão direcionamento à empresa. O projeto da Chevrolet Flexpedition 2010 teve como objetivo mostrar na prática que o conceito da sustentabilidade norteia as ações e os projetos que fazem parte do cotidiano da GM. Temos certeza de que nossas ações contribuem e inspiram outras empresas a seguir caminhos sustentáveis", afirma o executivo, que esteve presente no evento e recebeu o troféu, o diploma e o selo do Mérito Ambiental FIESP.
A Chevrolet Flexpedition 2010 levou 20 jornalistas expedicionários a cada etapa, no total de cinco, para conhecer na prática o conceito de sustentabilidade, em suas unidades de São Paulo (São Caetano do Sul, São José dos Campos, Sorocaba, Indaiatuba e Mogi das Cruzes), no Rio Grande do Sul (Gravataí) e na Argentina (Rosário).
A Chevrolet Flexpedition 2010 resultou na evolução das relações entre a empresa e seus stakeholders, além do reforço da reputação da GM do Brasil ligada ao desenvolvimento sustentável. Há 86 anos no País, a GM do Brasil é a maior subsidiária da companhia na América do Sul e a segunda maior em operação fora dos Estados Unidos; em primeiro lugar está a China. A GM possui a maior linha de veículos flex do mercado brasileiro.
Flexpedition 2010, o projeto vitorioso
A Flexpedition 2010 foi uma oportunidade única que a GM do Brasil encontrou para mostrar à mídia e aos brasileiros o que a empresa realiza para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. A expedição ocorreu literalmente por dentro da GM, percorrendo as instalações, conhecendo as ações e projetos que fazem parte do cotidiano da produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram o compromisso com a sustentabilidade. Os jornalistas de várias partes do Brasil, que conduziram seis unidades do Agile especialmente adesivados com o logo da expedição, puderam conhecer de perto tudo isso.
A primeira etapa foi realizada no período de 25 a 28 de janeiro de 2010 e teve como ponto de partida o Complexo Industrial de São Caetano do Sul, percorrendo o novíssimo Centro Tecnológico, construído segundo o conceito de green building (edifício ecológico), e áreas da produção, incluindo a estamparia (prensas) e a pintura. Nesses locais, o expedicionário viu de perto ações da empresa para reduzir o consumo de água e energia elétrica, reciclagem e eliminação de desperdícios. Depois ocorreu a visita ao Campo de Provas da Cruz Alta, o maior da América Latina, localizado em Indaiatuba, a 130 quilômetros da capital paulista, onde pôde ser visto de perto como é feito o desenvolvimento tecnológico automotivo da GM, incluindo os laboratórios e as pistas, sempre tendo como premissa fundamental o respeito ao meio ambiente e às pessoas.
A segunda etapa, por sua vez, percorreu as unidades de São José dos Campos (região do Vale do Paraíba, em São Paulo), Mogi das Cruzes e Sorocaba, todas no interior de São Paulo, mostrando em várias áreas industriais o compromisso da GM com a sustentabilidade. Na unidade de São José dos Campos, os expedicionários conheceram os projetos que evidenciam o respeito ao meio ambiente, como a compostagem de resíduos orgânicos, o tratamento de efluentes e o pomar criado pelos empregados e familiares. Eles também realizaram plantio de árvores e visitas ao lago e à reserva ecológica.
A programação da Chevrolet Flexpedition 2010 teve outras três etapas. A terceira etapa partiu de Curitiba, passando por Guaraqueçaba (PR), onde a GM participa desde 2001 de um projeto de recuperação e conservação da Mata Atlântica, cujo foco é o desenvolvimento ambiental, social e econômico da região. Na sequência, a expedição passou por Joinville (SC), onde está sendo construída uma nova fábrica de motores e componentes da GM, e o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
A quarta etapa consistiu em uma viagem de Gravataí a Rosário, na Argentina, incluindo um roteiro com ações sustentáveis desenvolvidas nas duas unidades. A quinta etapa seguiu o sentido inverso, de Rosário a Gravataí.

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