Se o seu carro está consumindo mais álcool ou gasolina além do que deveria, um dos problemas pode estar no veículo, no combustível ou até mesmo em você; o condutor. Isso porque o consumo é influenciado na maior parte da maneira em que o motorista conduz o veículo.
Dirigir com calma, evitando acelerações bruscas e desnecessárias, isso faz com que o consumo de combustível diminua bastante e atitudes contrarias estas causam o desgaste prematuro do veículo.
Coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3.500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil no trânsito urbano, isto vale também para motores 1.0, com essa medida pode-se economizar mais de 30% do consumo do combustível.
Mantendo a injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e os combustíveis sempre novos também fazem com que o veículo consuma menos. Pois um filtro de ar entupido, por exemplo, obriga o motor a forçar desnecessariamente e pode consumir até 60% mais combustível, é bom ressaltar que a bomba de combustível também precisa estar em ordem para gastar menos.
Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha sempre a direção alinhada. Pneus descalibrados aumentam em até 30% o consumo, isso porque aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto, e assim deixando o volante mais duro nas manobras e além de gastar de maneira desnecessária os pneus de seu veículo.
E atenção evitar congestionamentos, uma medida um tanto quanto difícil de programar, então desligue o seu carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos, pois isso também colabora na redução de consumo, pois assim se evita a queima desnecessária de combustível.
Evitando o consumo do ar-condicionado, você estaria impedindo que o ar puxe a força do motor e conseqüentemente economizando mais combustível. Mas essa dica é relativa, pois, janelas abertas também colaboram para o consumo, isso por aumentar arrasto aerodinâmico e assim gastando mais.
Para você que tem um carro bi-combustível, analise bem se o álcool compensa mesmo, faça as contas de quanto o seu carro consome com álcool e com a gasolina. Faça o teste, encha o tanque com etanol e rode até o fim dele e faça a conta de quantos km por real foram gastos e depois faça o mesmo com a gasolina, e dependendo do veiculo, o álcool dá uma ilusão na impressão da economia ao abastecer.
E fique atento aos postos de combustível, abasteça sempre nos mesmos postos, pois o combustível adulterado faz o carro consumir mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas km por real gasto, ou peça para que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado.
E atenção não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, uma parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio e também não espere o tanque ficar na reserva. Pois esses resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores.
Às vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco só por preguiça de tirar do carro, mais isso é gasto desnecessário. Pois isso exigirá mais esforço do motor, e então se livre do peso morto!
Use uma marcha alta, às vezes enquanto dirigimos deixamos a rotação alta na 2° ou na 3° marcha. Por exemplo, a 60km/h, e a essa velocidade, se você colocar na 5° marcha, serve perfeitamente sem fazer com que você perca velocidade. Respeite os limites de velocidade, é óbvio que quanto maior a velocidade também maior o consumo, além de evitar multas e estar fora de risco de acidentes.
Evite ir a locais muito próximos, como ir até a padaria, locadora, mercearia perto de sua casa com o carro, pois enquanto ele estiver frio consome mais e polui muito mais, esses percursos podem ser feitos a pé, e assim economizando combustível e evitando a emissão de CO2 no ar.
Seguindo essas medidas você estará economizando no seu orçamento mensal, assim tendo um ótimo resultado no seu planejamento financeiro e podendo aplicar melhor o seu dinheiro em outros investimentos e aproveitando mais o seu veiculo sem gastar tanto.
Um comentário:
Muito bom o texto.
Postar um comentário