O Ministério da Justiça anunciou nesta terça-feira (9) que obrigará a Fiat do Brasil a realizar o recall imediato de todas as unidades do modelo Stilo fabricadas a partir de 2004 devido a um problema no conjunto do cubo de roda, o qual pode romper-se e causar a soltar. Além disso, a Fiat também foi multada em R$ 3 milhões.
De acordo com o ministério, um parecer emitido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) constatou a existência de um defeito no conjunto do cubo da roda dos veículos, o que poderia, em último caso, causar a soltura da roda. Durante a investigação, foram noticiados cerca de 30 acidentes envolvendo o problema entre 2007 e 2008 –nos quais oito pessoas morreram–, com veículos fabricados entre 2004 a 2008. O órgão destaca que não foram observados acidentes envolvendo veículos com freios ABS.
De acordo com o portal G1, o que motivou a análise do DPDC foi um acidente em fevereiro de 2007. A vítima dirigia seu Stilo Sporting 2007 durante uma viagem com o marido e as três filhas pelo Nordeste do país. Segundo o relato do advogado da vítima, Eduardo de Albuquerque, a roda esquerda do eixo traseiro se soltou, o carro bateu em um barranco e tombou na pista. Uma das crianças teve fraturas no braço e sofreu traumatismo craniano.
A multa foi aplicada pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) “tendo em vista que a montadora negou a existência de defeito e não realizou recall, colocando em risco a saúde e segurança dos consumidores”, afirma o Ministério da Justiça.
A Fiat já foi notificada, mas ainda não anunciou o Recall oficialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário