O que não falta no mercado é fartura de sedãs compactos. Mas poucos deles se equiparam ao Prisma quando a prioridade do comprador é custo de manutenção. Derivado do Celta, com quem divide plataforma e peças, o modelo foi projetado para custar pouco na hora da compra e de ir para a oficina. O carrinho ainda oferece outra vantagem: o porta-malas, com capacidade de 439 litros, que supera até mesmo sedãs maiores como Honda Civic (340 litros) e Toyota Corolla (437 litros).
Assim, por menos de 25 000 reais, você acha boas ofertas no mercado de seminovos, como um Prisma 2007 equipado com direção hidráulica, travas e vidros elétricos, alarme, CD player e ar-condicionado. Outro benefício é seu motor flex e 1.4, uma garantia de mais desempenho em relação aos 1.0 tão comuns nesse segmento e faixa de preço. E não estranhe se ouvir reclamações sobre o consumo. Seus donos dizem que são frequentes nos primeiros 15 000 km marcas de 6,5 a 7 km/l com álcool na cidade. Como revelou o desmonte no teste de Longa Duração (outubro de 2008), após 60 000 km, o sedã cumpre bem sua função quando o assunto é o bolso. “O Prisma teve preço, facilidade de revenda e consumo de carro pequeno. O motor chegou inteiro, bem como o acabamento interno.
O Prisma está um passo à frente de Celta, Mille e Ka? Sim. Está três passos à frente? Não. É honesto.” O Prisma foi lançado no fim de 2006, só com o motor 1.4 Econo.Flex de 97/89 cv em duas versões: Joy, com desembaçador, conta-giros e aviso de faróis ligados, e Maxx, que agregava ainda direção hidráulica (opcional na Joy), além de maçanetas da cor do carro, molduras nos instrumentos com os ponteiros pintados e console com porta-copos. Em ambas são opcionais ar-condicionado, travas e vidro elétrico.
A versão 1.0 VHC E de 78/77cv só chegaria no início de 2009. Ganhou de série acelerador eletrônico, console com porta-copos, brake-light e espelho para passageiro. O travamento automático das portas a partir de 15 km/h era exclusivo da Maxx. A linha 2010 marcou a estreia do acelerador eletrônico no 1.4, um novo coletor de plástico e ajustes na injeção, que fizeram a potência subir para 97/95 cv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário