sexta-feira, 19 de março de 2010

Mais de um carro é abandonado por dia em vias públicas de São Paulo


Todos os anos cerca de 500 carros são abandonados nas ruas de São Paulo, uma média de 40 carros por mês. De acordo com o último levantamento da prefeitura, entre 2005 e fevereiro de 2010 foram recolhidas 2.318 unidades.

Como o Código Brasileiro de Trânsito não contempla esse tipo de infração, cabe a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (SMSP) a fiscalização e remoção desses veículos que não têm legislação própria e se enquadram na lei de lixo ou entulho.

Em São Paulo, a Lei de Limpeza Urbana 13.478, artigo 161, que determina a proibição do depósito de entulho, terra e resíduos em vias públicas, também é aplicada aos veículos que são considerados abandonados depois de cinco dias consecutivos no mesmo local.


Após constatado o abandono, a SMSP aciona a Polícia Militar para verificar se o veículo não é roubado ou tem alguma restrição judicial. Os carros com essas características são levados para o Distrito Policial responsável pela área onde se encontram. “Geralmente os motivos do abandono são dificuldades financeiras para manter e consertar o veículo, dívidas e, por último, roubo ou furto”, afirma o capitão da Polícia Militar, Carlos Eduardo.

Caso não tenha irregularidades, o veículo é guinchado e levado para um dos pátios das subprefeituras, onde permanece por até 30 dias, e depois é leiloado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran). De acordo com a SMSP, quando é possível identificar o proprietário, ele é notificado e, para reaver o carro, deve pagar uma taxa de R$ 3,20 para cada dia em que o automóvel ficar no depósito, além de multa de R$ 500 por infringir a lei de limpeza urbana.

As denúncias de abandono na cidade de São Paulo podem ser feitas pelo telefone 156, nas subprefeituras, ou pelo site da prefeitura. A Polícia Militar também recebe denúncias
pelo 190

Nenhum comentário: