quinta-feira, 25 de março de 2010




Se o seu carro está consumindo mais álcool ou gasolina além do que deveria, um dos problemas pode estar no veículo, no combustível ou até mesmo em você; o condutor. Isso porque o consumo é influenciado na maior parte da maneira em que o motorista conduz o veículo.
Dirigir com calma, evitando acelerações bruscas e desnecessárias, isso faz com que o consumo de combustível diminua bastante e atitudes contrarias estas causam o desgaste prematuro do veículo.
Coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3.500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil no trânsito urbano, isto vale também para motores 1.0, com essa medida pode-se economizar mais de 30% do consumo do combustível.
Mantendo a injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e os combustíveis sempre novos também fazem com que o veículo consuma menos. Pois um filtro de ar entupido, por exemplo, obriga o motor a forçar desnecessariamente e pode consumir até 60% mais combustível, é bom ressaltar que a bomba de combustível também precisa estar em ordem para gastar menos.
Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha sempre a direção alinhada. Pneus descalibrados aumentam em até 30% o consumo, isso porque aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto, e assim deixando o volante mais duro nas manobras e além de gastar de maneira desnecessária os pneus de seu veículo.
E atenção evitar congestionamentos, uma medida um tanto quanto difícil de programar, então desligue o seu carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos, pois isso também colabora na redução de consumo, pois assim se evita a queima desnecessária de combustível.
Evitando o consumo do ar-condicionado, você estaria impedindo que o ar puxe a força do motor e conseqüentemente economizando mais combustível. Mas essa dica é relativa, pois, janelas abertas também colaboram para o consumo, isso por aumentar arrasto aerodinâmico e assim gastando mais.



Para você que tem um carro bi-combustível, analise bem se o álcool compensa mesmo, faça as contas de quanto o seu carro consome com álcool e com a gasolina. Faça o teste, encha o tanque com etanol e rode até o fim dele e faça a conta de quantos km por real foram gastos e depois faça o mesmo com a gasolina, e dependendo do veiculo, o álcool dá uma ilusão na impressão da economia ao abastecer.
E fique atento aos postos de combustível, abasteça sempre nos mesmos postos, pois o combustível adulterado faz o carro consumir mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas km por real gasto, ou peça para que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado.
E atenção não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, uma parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio e também não espere o tanque ficar na reserva. Pois esses resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores.
Às vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco só por preguiça de tirar do carro, mais isso é gasto desnecessário. Pois isso exigirá mais esforço do motor, e então se livre do peso morto!
Use uma marcha alta, às vezes enquanto dirigimos deixamos a rotação alta na 2° ou na 3° marcha. Por exemplo, a 60km/h, e a essa velocidade, se você colocar na 5° marcha, serve perfeitamente sem fazer com que você perca velocidade. Respeite os limites de velocidade, é óbvio que quanto maior a velocidade também maior o consumo, além de evitar multas e estar fora de risco de acidentes.
Evite ir a locais muito próximos, como ir até a padaria, locadora, mercearia perto de sua casa com o carro, pois enquanto ele estiver frio consome mais e polui muito mais, esses percursos podem ser feitos a pé, e assim economizando combustível e evitando a emissão de CO2 no ar.
Seguindo essas medidas você estará economizando no seu orçamento mensal, assim tendo um ótimo resultado no seu planejamento financeiro e podendo aplicar melhor o seu dinheiro em outros investimentos e aproveitando mais o seu veiculo sem gastar tanto.

quarta-feira, 24 de março de 2010

GM registra imagem da minivan ORLANDO.


O site Auto Esporte divulgou que a GM registrou a imagem da minivan Orlando no INPI – Instituo de Propriedade Industrial.
Esse registro poderia confirmar o modelo como um dos dois novos que deverão ser fabricados pela GM no Brasil.
Sabemos que a GM anunciou um investimento de R$1,4 bilhão nas unidades de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes com o objetivo de receber dois novos modelos.
Um deles é o Cruze, isso não há dúvidas, mas o segundo modelo agora abre uma possibilidade interessante.
O compacto Spark é aguardado para ser lançado em breve no país, mas recordemos que a fábrica de Gravataí – RS vai sofrer uma alteração para produzir dois novos modelos do Projeto Ônix. O Spark parece ser um destes modelos.
Então se o Spark for feito no RS, a Orlando poderia ser a opção para matar Meriva e Zafira, já que terá opções com cinco ou sete lugares.
Cruze e Orlando utilizam a mesma plataforma Delta II, o que baratearia os custos de produção dos dois modelos, que assim substituiriam três dos modelos atuais.
Mas segundo a Auto Esporte, a GM já testa uma minivan feita no país e que tomará o lugar da Meriva e Zafira. Então sem Orlando, a GM pode acabar fabricando essa minivan “made in Brazil” no ABC e deixando o Spark em Gravataí.

GM EN-V Concept 2010 – uma idéia para 2030


A GM apresentou hoje o carro conceito GM EN-V Concept 2010, que está no grupo dos conceitos que estão muito (muito mesmo) longe de ser produzidos. A marca comenta que em 2030 mais de 60% das 8 bilhões de pessoas no nosso planeta viverão em áreas urbanas, e que o problema com espaços para veículos será pior do que nunca.

segunda-feira, 22 de março de 2010

RESPOSTA AO COMENTÁRIO SOBRE O VÍDEO DE AJUDA DOS BOMBEIROS.

O NÚMERO DO CORPO DE BOMBEIROS É O MESMO PARA TODO BRASIL(193).


QUALQUER DUVIDA É SO ENVIAR A PERGUNTA QUE RESPONDEREMOS!

Novo Corsa Classic 2011.


O Novo Corsa Classic deve ser lançado no Brasil em 2010, ele deve ter as mesmas linhas do Sail (modelo das fotos).

O Corsa Classic deve enfim ser reformulado, segundo informações divulgadas pelo presidente da divisão mercosul da GM, a marca pretende lançar quatro importantes carros em 2010, e um destes modelo será a nova geração do Corsa Classic, que atualmente é o modelo mais vendido da Chevrolet no Brasil.

Chevrolet Sail Sedan

Segundo informações apuradas pelas revistas Auto Esporte e Motor Show, o Novo Corsa Classic deve ter visual semelhante ao Chevrolet Sail, vendido na China, que na verdade é o mesmo Corsa brasileiro da década de 90, mas com uma nova frente e traseira, com linhas mais atuais e bem interessantes, além de um interior revisto com acabamento melhor e mais detalhado.

O Chevrolet Sail é vendido na China em versões sedan e perua, confira as fotos. O mesmo Corsa já foi reformulado no Chile no ano passado, mas por lá o design do modelo é um tanto polêmico.

PRISMA.


O que não falta no mercado é fartura de sedãs compactos. Mas poucos deles se equiparam ao Prisma quando a prioridade do comprador é custo de manutenção. Derivado do Celta, com quem divide plataforma e peças, o modelo foi projetado para custar pouco na hora da compra e de ir para a oficina. O carrinho ainda oferece outra vantagem: o porta-malas, com capacidade de 439 litros, que supera até mesmo sedãs maiores como Honda Civic (340 litros) e Toyota Corolla (437 litros).

Assim, por menos de 25 000 reais, você acha boas ofertas no mercado de seminovos, como um Prisma 2007 equipado com direção hidráulica, travas e vidros elétricos, alarme, CD player e ar-condicionado. Outro benefício é seu motor flex e 1.4, uma garantia de mais desempenho em relação aos 1.0 tão comuns nesse segmento e faixa de preço. E não estranhe se ouvir reclamações sobre o consumo. Seus donos dizem que são frequentes nos primeiros 15 000 km marcas de 6,5 a 7 km/l com álcool na cidade. Como revelou o desmonte no teste de Longa Duração (outubro de 2008), após 60 000 km, o sedã cumpre bem sua função quando o assunto é o bolso. “O Prisma teve preço, facilidade de revenda e consumo de carro pequeno. O motor chegou inteiro, bem como o acabamento interno.

O Prisma está um passo à frente de Celta, Mille e Ka? Sim. Está três passos à frente? Não. É honesto.” O Prisma foi lançado no fim de 2006, só com o motor 1.4 Econo.Flex de 97/89 cv em duas versões: Joy, com desembaçador, conta-giros e aviso de faróis ligados, e Maxx, que agregava ainda direção hidráulica (opcional na Joy), além de maçanetas da cor do carro, molduras nos instrumentos com os ponteiros pintados e console com porta-copos. Em ambas são opcionais ar-condicionado, travas e vidro elétrico.

A versão 1.0 VHC E de 78/77cv só chegaria no início de 2009. Ganhou de série acelerador eletrônico, console com porta-copos, brake-light e espelho para passageiro. O travamento automático das portas a partir de 15 km/h era exclusivo da Maxx. A linha 2010 marcou a estreia do acelerador eletrônico no 1.4, um novo coletor de plástico e ajustes na injeção, que fizeram a potência subir para 97/95 cv.

UM ETERNO CAMPEÃO!





No dia 21 de março de 1960, nós, brasileiros, ganhávamos um novo ídolo. Nascia Ayrton Senna da Silva que, mais tarde, ficaria conhecido apenas pelos dois primeiros nomes. Tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores talentos da história do automobilismo mundial, deixou milhares de fãs sem se despedir.

Ayrton colidou seu carro na curva de Tamburello, no circuito de Imola, na Itália, no dia primeiro de maio de 1994. Se estivesse vivo, o piloto completaria 50 anos de idade neste domingo. Por estar perto de um riacho, a aérea de escape desse trecho do autódromo onde aconteceu o acidente quase não existia, até ser reformada após o acidente fatal que tirou a vida de Senna.

No mesmo lugar, o eterno amigo de Ayrton, Gerhard Berger, também bateu forte e correu risco de morte, em 1989, mas foi salvo pela rapidez dos fiscais de pista que rapidamente apagaram as chamas causadas por uma explosão após um impacto. Na época do acidente com Senna muito se falou sobre a falta de segurança na Fórmula 1, que naquele ano de 1994 havia adotado uma série de mudanças radicais nos carros.

Eles estavam bem mais sofisticados no ano anterior, uma vez que tinham vários dispositivos eletrônicos, entre eles suspensão ativa e até aerofólios reguláveis. Quem não se lembra que Ayrton se queixava do ajuste do carro nos treinos em Imola? E que não estava confiante naquela prova? Seria um sinal de Deus? De qualquer forma, nos restam apenas as boas lembranças das 41 vitórias, 65 pole positions, 80 pódios, 162 GPs disputados, 19 voltas mais rápidas e 3 títulos mundiais ao longo da carreira de Senna na Fórmula 1.

Como uma pequena homenagem ao piloto e ídolo, selecionamos do arquivo de Autoesporte algumas fotos históricas daquele que alegrou tanto milhares de brasileiros e fãs espalhados pelo mundo nos 10 anos em queda principal categoria do automobilismo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

chevrolet cruze


A General Motors reage à crise com o lançamento de um produto global. A marca escolhida para a árdua tarefa foi a Chevrolet, que goza de grande popularidade no continente americano e reconhecimento histórico na Europa. Apontando directamente ao segmento mais popular do Velho Continente, o C ou dos automóveis compactos, o Cruze aposta no design jovem e apelativo, para conquistar uma posição de referência.

Mais comprido e largo que o Nubira que vem substituir, arrisca uma linha de tejadilho com curva pronunciada para se diferenciar. O resultado é interessante e disfarça o volume da bagageira, algo que não é particularmente popular no segmento. À frente, uma barra na cor da carroçaria, com o logótipo da marca ao centro, atravessa a grelha, naquela que será a nova identidade visual da Chevrolet.

O Cruze deverá chegar a Portugal durante o mês de Abril, não se conhecendo ainda preços ou níveis de equipamento definitivos. A gama será composta por dois motores a gasolina e um diesel common rail com dois litros e 150 CV. A versão de acesso, na casa dos 17 000 euros, será o 1.6 a gasolina com 113 CV, seguindo-se o 1.8 com 141 CV. Todas as versões serão equipadas com airbags dianteiros, laterais e de cortina, bem como controlos de tracção e estabilidade.

Mais de um carro é abandonado por dia em vias públicas de São Paulo


Todos os anos cerca de 500 carros são abandonados nas ruas de São Paulo, uma média de 40 carros por mês. De acordo com o último levantamento da prefeitura, entre 2005 e fevereiro de 2010 foram recolhidas 2.318 unidades.

Como o Código Brasileiro de Trânsito não contempla esse tipo de infração, cabe a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (SMSP) a fiscalização e remoção desses veículos que não têm legislação própria e se enquadram na lei de lixo ou entulho.

Em São Paulo, a Lei de Limpeza Urbana 13.478, artigo 161, que determina a proibição do depósito de entulho, terra e resíduos em vias públicas, também é aplicada aos veículos que são considerados abandonados depois de cinco dias consecutivos no mesmo local.


Após constatado o abandono, a SMSP aciona a Polícia Militar para verificar se o veículo não é roubado ou tem alguma restrição judicial. Os carros com essas características são levados para o Distrito Policial responsável pela área onde se encontram. “Geralmente os motivos do abandono são dificuldades financeiras para manter e consertar o veículo, dívidas e, por último, roubo ou furto”, afirma o capitão da Polícia Militar, Carlos Eduardo.

Caso não tenha irregularidades, o veículo é guinchado e levado para um dos pátios das subprefeituras, onde permanece por até 30 dias, e depois é leiloado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran). De acordo com a SMSP, quando é possível identificar o proprietário, ele é notificado e, para reaver o carro, deve pagar uma taxa de R$ 3,20 para cada dia em que o automóvel ficar no depósito, além de multa de R$ 500 por infringir a lei de limpeza urbana.

As denúncias de abandono na cidade de São Paulo podem ser feitas pelo telefone 156, nas subprefeituras, ou pelo site da prefeitura. A Polícia Militar também recebe denúncias
pelo 190

Você está atrás de um carro confortável, espaçoso e bem equipado por um preço menor que o de um popular zero? Por que não optar pelo Astra Sedan? Saiba que ele ainda oferece o benefício da mecânica robusta, confiável e fácil de reparar, que tem origem no Monza. A grande vantagem é que por menos de 25 000 reais* é possível encontrar modelos com ar, freios a disco nas quatro rodas com ABS, teto solar e computador de bordo. Tudo empurrado por um forte motor 2.0. Porém, se você se preocupa com a economia, ele vai decepcioná-lo: não é difícil achar motoristas que fazem a média de 7 km/l na cidade, com álcool.

O sedã foi lançado em fevereiro de 1999 nas versões GL 1.8 (110 cv), GLS 2.0 (112 cv) e GLS 2.0 16V (128 cv). A mais simples era tão espartana que nem conta-giros oferecia. Já a GLS vinha com trio elétrico, rodas de alumínio e direção eletro-hidráulica – apesar de ter como opcional até teto solar, ABS e airbag.

Em 2001, o GL ganharia conta-giros e volante com regulagem de altura e profundidade, enquanto o GLS 2.0 16V passaria a 136 cv. A série Advantage (baseada na GLS 2.0 16V) chegou no mesmo ano, com farol de neblina, computador de bordo e ar-condicionado. Logo viria a linha 2002, que ofereceu opção de câmbio automático de quatro marchas para o GLS 2.0 8V (com 4 cv a mais), deixando o 1.8 apenas para o álcool, destinado a táxis. O Expression veio pouco depois, trazendo ar, trio, faróis de neblina e rodas de liga.

A reestilização viria na linha 2003, com novo design na dianteira e na traseira. Só teria motor 1.8 álcool e 2.0 8V gasolina – este ganhou a versão CD (no lugar da GLS), com airbag lateral, ar e piloto automático. Em 2004 estreia o 2.0 FlexPower (127,6 cv na gasolina e 121 cv no álcool), já como linha 2005. As versões são rebatizadas para Comfort, Elegance e Elite, todas com ar, direção e trio. Mas airbags laterais, ABS com EBD, CD player e bancos de couro eram exclusivos da Elite. Em 2006, surge a Advantage e, no ano seguinte, saem de linha Comfort e Elite.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Quer um pouco mais de espaço sem abrir mão de ter um hatch compacto?


A solução se chama Agile. O Agile acaba de chegar às lojas e é o lançamento mais importante da Chevrolet em anos.
O Agile oferece freios com ABS e retrovisores com acionamento elétrico, indisponíveis.
No Agile, a tampa do porta-trecos no alto do tablier esconde um navegador GPS, um de seus acessórios.
A ajuste do volante. A posição de dirigir não cansa e permite uma relação mais íntima com o carro. Além de ser novidade, a pintura na cor Amarelo Carman do Agile não passaria despercebida nem no desfile da Mangueira.
BOM COMPANHEIRO - O Agile se revelou um bom companheiro no dia a dia. É firme na medida certa, esperto no trânsito e confortável para todos. A mesma suspensão que mantém a carroceria no prumo em curvas também é benevolente ao filtrar as imperfeições do piso.
O destaque vai para o computador de bordo, de série, que tem boa visualização e é muito didático - as informações são escritas sobre os números.

O CARRO DO SEUS SONHOS!

quarta-feira, 17 de março de 2010

AVISO.

A Honda convocou um recall para 412 mil unidades nos EUA, devido a possíveis problemas no sistema de freios dos modelos Odissey e Element.

Os modelos chamados foram produzidos entre 2007 e 2008, sendo que o defeito apresentado foi no controle eletrônico de estabilidade, chamado de VSA.
O defeito apresentado pelo VSA é a redução do curso do pedal, diminuindo a sensação de frenagem do sistema, provocando sustos nos condutores em determinadas situações.

Para não alarmar os brasileiros, a Honda divulgou uma nota onde esclarece que os modelos Civic EXS, Civic Si, CR-V EXL e Accord V6, todos equipados com o VSA, não apresentam a mesma configuração dos modelos americanos.

Assim, a Honda não vai convocar o recall dos modelos citados no Brasil. Mesmo assim, a montadora japonesa disponibiliza o telefone 0800 017 1213 para esclarecer duvidas.

Astra 2011 vai ser lançado em março


O Astra 2011 vai ser lançado em março, apesar de que ele apresentará poucas novidades. Terá uma nova cor, chamada Azul Eros, que estará disponível para produção a partir da primeira semana de abril. É a mesma cor já disponível no Agile.

O Astra 2011 continua a ser vendido em formato hatch e sedã, com o já bem conhecido motor 2.0 de 140 cavalos. Isso no caso da venda para consumidor. Em vendas diretas, o motor usado é o anterior 2.0 de até 128 cavalos.

Pelo menos até o começo de 2011 o Astra continua sendo vendido. Até lá, a novidade que está sendo desenvolvida é uma nova geração do Astra, baseada no Corsa europeu.

terça-feira, 16 de março de 2010

Nissan convoca proprietários da Frontier para inspeção


A Nissan do Brasil convocou cerca de 10.600 unidades da Frontier, fabricadas entre agosto de 2008 e fevereiro de 2010, para recall por conta da junção da coluna com a caixa de direção.

Por enquanto, nenhum acidente foi registrado por causa do possível problema. Para garantir a segurança dos proprietários da picape, as inspeções dos veículos vendidos no mercado brasileiro, com chassi entre 94DVCUD409J057792 e 94DVCGD40AJ448724, começam a ser feitas a partir do dia 15 de março.

Segundo nota oficial da montadora, o recall é feito apenas para verificar a junção, que, em casos extremos, pode se soltar e causar a perda do controle do veículo.

Os clientes devem agendar o serviço em uma concessionária Nissan ou obter maiores informações pelo SAC (0800 0111090) ou pelo site www.nissan.com.br.

RETROVISOR मगिक MIRROR


Sensores de estacionamento são vendidos aos montes em sites especializados, lojas de acessórios e até em concessionárias. No entanto, a grande maioria se resume a um alerta sonoro que varia de intensidade conforme nos aproximamos do veículo de trás. A empresa Sensor e Cia. resolveu fazer algo diferente: o Magic Mirror é um retrovisor que, além do tradicional bip-bip, também registra no espelho a distância que falta.

Para começar, não é necessário trocar o espelho original. Basta encaixar o Magic Mirror sobre o retrovisor interno e pronto – e vale lembrar que ele ainda é antirreflexivo, favorecendo o conforto dos ocupantes, caso algum carro atrás ligue os faróis altos.

domingo, 14 de março de 2010

aviso

Recall do Stilo começa dia 18

Convocação envolve 52.474 unidades fabricadas entre 2004 e 2010

sábado, 13 de março de 2010

Cadillac volta a ser vendida na Europa


Uma inesperada participação foi divulgada para o Salão de Genebra. Trata-se da Cadillac, que anuncia seu retorno ao mercado europeu. A General Motors, proprietária da marca, já confirmou a criação da Carillac Europe, que cuidará dos negócios da tradicional montadora de carros de luxo no velho continente. São esperados os lançamentos de modelos híbridos, que estão em alta na Europa, assim como alguns sucessos recentes, como o CTS em todas as suas versões. Atualmente, a distribuição de modelos da Cadillac na Europa é feita por importadores independentes.

Apesar do estilo da marca não atender tanto ao gosto europeu quanto BMW, Mercedes-Benz e Audi, a GM acredita que o selo deverá ganhar espaço com o novo direcionamento visual adotado pela marca nos últimos meses e pelo desenvolvimento de motorização eficiente e alternativa.

A Chevrolet vai lançar o novo carro `mini` Spark na segunda semana de março, um modelo com que a marca americana pretende subir vários degraus


A Chevrolet, do grupo General Motors fechou o ano de 2009 como a 15ª. marca mais vendida em automóveis ligeiros e em contra-ciclo com todos os seus concorrentes. Ou seja, todas as primeiras 14 marcas obtiveram quedas nas vendas que variaram entre os 49 por cento e os 13 por cento, enquanto que a Chevrolet subiu 16 por cento só num ano, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal.

João Falcão Neves, diretor geral da Chevrolet Portugal, acredita que, com o Spark, a marca americana "irá liderar o segmento dos carros `mini`" e que vai "transformar a Chevrolet numa marca mais querida entre os portugueses".

sexta-feira, 12 de março de 2010

novidade


O Prisma pode ganhar o motor 1.0 mais potente que também será levado no novo Compacto q terá nome de Viva (é o Aveo só que feito aqui) e brigará com o Fox.

novidades.


O Celta (até que enfim) está sendo preparado para receber o motor 1.4 Econo.flex do PRISMA. Por enquanto vai esse mesmo, mais a Chevrolet pode fazer ele ficar igual do Corsa.

Novo hatchback chega equipado com motor 1.4 flex e vai brigar com VW Fox e Renault Sandero


O Agile, lançamento mais importante da Chevrolet desde a chegada do Celta, é um dos destaques da edição de outubro de QUATRO RODAS.

> Confira o teste QUATRO RODAS do Chevrolet Agile

>> Veja o vídeo do novo Chevrolet Agile

>> Confira o slide-show comentado sobre o novo GM

O hatchback foi totalmente desenvolvido no Brasil e chega ao mercado disposto a incomodar Volkswagen Fox e Renault Sandero. Para tanto, ele aposta na fórmula consagrada por seus rivais: design moderno e muito espaço interno para os ocupantes, em especial no banco traseiro.

Seu desenho é moderno, mas deve dividir opiniões. O carro traz referências de estilo de outros modelos da GM, como o Captiva e o Malibu. Por dentro, o acabamento é bom e a cabine chamada de “Dual Cockpit” C - com ambientes bem definidos para motorista e passageiro - reforça a sensação de espaço.
O Agile será vendido em duas versões de acabamento. A básica LT sai de fábrica com direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, ar-quente, limpador do vidro traseiro, computador de bordo e piloto automático, este último inédito em sua categoria.

A LTZ agrega faróis de neblina, rádio com Bluetooth, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, alarme, coluna de direção com regulagem de altura e banco traseiro bipartido.
Ar-condicionado e airbag duplo são opcionais nas duas versões, mas vidros traseiros elétricos, lanterna de neblina e freios com sistema anti-travamento (ABS) são exclusivos da LTZ.

O motor utilizado no Agile é o 1.4 Econoflex, presente no Prisma e nas linhas Corsa, Meriva e Montana. No hatch, o conjunto gera 102 cv com álcool e 97 cv com gasolina.

Os preços do Agile ainda não foram divulgados, mas devem ficar na faixa de preço de Fox e Sandero.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fiat é obrigada a fazer Recall do Stilo e recebe multa de R$ 3 milhões do Ministério da Justiça



O Ministério da Justiça anunciou nesta terça-feira (9) que obrigará a Fiat do Brasil a realizar o recall imediato de todas as unidades do modelo Stilo fabricadas a partir de 2004 devido a um problema no conjunto do cubo de roda, o qual pode romper-se e causar a soltar. Além disso, a Fiat também foi multada em R$ 3 milhões.
De acordo com o ministério, um parecer emitido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) constatou a existência de um defeito no conjunto do cubo da roda dos veículos, o que poderia, em último caso, causar a soltura da roda. Durante a investigação, foram noticiados cerca de 30 acidentes envolvendo o problema entre 2007 e 2008 –nos quais oito pessoas morreram–, com veículos fabricados entre 2004 a 2008. O órgão destaca que não foram observados acidentes envolvendo veículos com freios ABS.

De acordo com o portal G1, o que motivou a análise do DPDC foi um acidente em fevereiro de 2007. A vítima dirigia seu Stilo Sporting 2007 durante uma viagem com o marido e as três filhas pelo Nordeste do país. Segundo o relato do advogado da vítima, Eduardo de Albuquerque, a roda esquerda do eixo traseiro se soltou, o carro bateu em um barranco e tombou na pista. Uma das crianças teve fraturas no braço e sofreu traumatismo craniano.

A multa foi aplicada pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) “tendo em vista que a montadora negou a existência de defeito e não realizou recall, colocando em risco a saúde e segurança dos consumidores”, afirma o Ministério da Justiça.

A Fiat já foi notificada, mas ainda não anunciou o Recall oficialmente.