POR LUIZ ALMEIDA
Rio - Elétrico puro ou híbrido? Este foi o principal tema de discussão entre os jornalistas que tiveram a oportunidade de testar o Chevrolet Volt. Com a resposta, a Chevrolet. A fabricante alega que o Volt inaugura, na verdade, um novo segmento, o dos Extended Range Electric Vehicle ou, em Português, veículo elétrico de autonomia estendida.
Tal argumento se deve exclusivamente ao fato do Volt ser equipado com um motor a gasolina de 84 cv de potência máxima que é utilizado somente para fornecer a energia a um gerador presente no hatch, que, por seu lado, oferece a eletricidade ao propulsor elétrico. Assim, o modelo tem as rodas tracionadas unicamente através de energia.
O sistema Voltec é composto de uma unidade elétrica de tração que fica próxima ao motor a gasolina e agrega um par de propulsores elétricos e um câmbio CVT. A transmissão e o motor a combustão, diferentemente dos trens de força dos carros convencionais, não traciona as rodas. Ao contrário, dentro da unidade de tração, são somente os motores elétricos que tracionam as rodas do Volt.
É um dos propulsores elétricos que atua com função dupla, tanto para tracionar as rodas, como para operar como um gerador para manter a utilização da bateria em seu nível mínimo. Para garantir a longevidade dos motores elétricos, o fluido da transmissão é bombeado ao redor e através destas unidades.
Como funciona
O Chevrolet Volt pode ser dirigido com três diferentes modos de tração. Através de um botão no console central é possível escolher entre os modos Normal, Esportivo ou Aclive.
O primeiro é usado a maior parte do tempo e, quando a carga da bateria fica muito baixa, o hatch passa a operar em autonomia estendida — o motor a gasolina entra em ação automaticamente para manter a carga mínima.
Já no modo Esportivo, o desempenho do Volt é dado conforme a força com que o motorista aplica no acelerador. Este modo permite condução ágil e garante respostas mais rápidas nas retomadas. No modo Aclive, por sua vez, o sistema de tração funciona apenas para fornecer mais potência em subidas.
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